segunda-feira, abril 07, 2008

(Afinal) Viajar com Sentindo

À minha querida amiga Mónica,

Afinal estás certa.
Essas tuas viagens têm-te trazido hologramas do sentir que,
Sentindo, emitem ondas directas de amor e reflexos do passado.
A emoção de ver partir, para quem fica, vai
Com o desejo de um retorno abraçado
A uma vida muito feliz, a de Pai.

Sei que gostas, por isso, deixo-te também com a mensagem do Pessoa.

"Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir.
Sentir tudo de todas as maneiras.
Sentir tudo excessivamente,
Porque todas as coisas são, em verdade, excessivas
E toda a realidade é um excesso, uma violência,
Uma alucinação extraordinariamente nítida
Que vivemos todos em comum com a fúria das almas,
O centro para onde tendem as estranhas forças centrífugas
Que são as psiques humanas no seu acordo de sentidos."

Excerto de "Afinal", de Álvaro de Campos

1 comentário:

ML disse...

deixaste-me baralhada sobre qual dos poemas gostarei mais... belas palavras as tuas. Faz-me sentir com mais sentido as viagens que tenho feito... faz-me sentir que não as tenho sentido sozinha, ou pelo menos, que as tenho conseguido partilhar!

o excerto do grande PESSOA, gostei tanto que tenho de o pôr em lugar de destaque no meu viagensamim...

que AMIGA que eu aqui tenho!!!!!!

Mónica Leirião