segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Sweat Sweeney Todd

Imperdível, claro!

Longos meses de pausa na cinefilia bem compensados com um Sweeney Todd fortíssimo, num registo de musical incaracterístico de Tim Burton, mas igualmente "valioso" na projecção do imaginário quando comparado, por exemplo, com Charlie e a Fábrica de Chocolate.

Gostei bastante. Fui gostando em crescendo à medida que o filme ia desenvolvendo. Numa história pouco rica vi caracterizações e cenários fantásticos, numa Londres porca, escura (tantas vezes assim retratada por outros realizadores) de tonicidade gótica.

E depois é assim: ele canta. O Johnny Depp. Não há nada de bonito, excitante ou atraente na sua personagem, mas damos por nós a valorizar mais ainda o seu talento e capacidade de representação quando nos planos que a realização nos dá de Mr. Todd nos fixamos no seu sobrolho constantemente franzido de cena para cena, num ligeiro tique na boca que expressa exactamente o pensamento da personagem naquele momento e até quando acompanhamos o seu andar esguio, firme e obstinado.

Recomendo, muito embora tenha sido a única em 6 a adorar o filme e ter assistido a algumas pessoas abandonarem a sala a meio. É um musical, até arrisco dizer que se não fosse este o género não seria tão bom.

ct

1 comentário:

Lara Croft disse...

FINALMENTE!!!!
Bolas! Haja gente com bom gosto!!! Vi o filme quando estive em Miami e adorei. Assim que estreou cá, recomendei-o a toda a gente... E fui insultada, o meu bom nome arrastado pela lama, etc, etc... Dou-me com gente básica, prontus! lol
O filme é bom, caraças!