quinta-feira, junho 01, 2006

“visitas” inesperadas

(não, não é uma provocação à minha blogmate!)

Dostoievski dizia “A minha mente não ser surpreendida por nada é muito mais estúpido do que ser surpreendido por tudo”.

Penso que muitos de nós já reflectimos várias vezes sobre o efeito surpresa. Se gostamos, se vivemos bem com isso ou se, por outro lado, ficamos angustiados só de pensar que podemos ser surpreendidos.

Tecnicamente “A surpresa pode ser um sentimento de reacção relativo a um acontecimento inesperado. Pode se manifestar a partir de impulsos nervosos com manifestações químicas (com a liberação de adrenalina) e físicas, aumentando o ritmo cardíaco e impulsionando a pessoa ter fazer alguma reacção corporal.”

É interessante a auto-análise. Se somos controladores, imagino que ser surpreendido seja sinal de fraqueza. Alguma coisa nos escapou! Como é que não previmos que tal iria acontecer?! Se, por outro lado, lidamos bem com o efeito surpresa que quase ou nada “mexe” connosco, às vezes podemos ter a sensação de passar “ao lado” de bons momentos na vida.

Depois há os que passam a vida a surpreender os outros. Porque assumem a interdependência (vide bibliografia Dalai Lama) como fonte de felicidade ou, por outro lado, porque se tornam mais fortes quando expõem outros às suas fraquezas.

Para mim, elas (as surpresas) são presentes porque funcionam como dádivas do tempo actual. Surpreender-me é começar a entender. É perceber que existe um longo e inesperado caminho a percorrer em direcção à sabedoria. É o tal só sei que nada sei que nos torna mais inteligentes. E acho que deve ser um desporto de luxo da comunidade intelectual!

3 comentários:

tuBo em cima disse...

qto a isso só me resta uma dúvida! gostarei mais de surpreender ou de ser surpreendida?!!?!?
SURPRESAS, muitas! venham elas!

M&M disse...

Adorei a Posta Bekis. Interdependência? Dalai Lama? Hummm...Um dia ainda nos encontramos na Uniao Budista.
Gosti muito de ti!!! Sei que isso náo te surpreende mas enfim...
Beijis!!

M&M disse...

Bekis parabéns!!! Aguenti os 1ºs dias que o resto aguenta-se bem. Tu sabes bem disso. Qualquer vontade de fumar vê as fotos do site que a vontade passa logo.
Bejis!!